quinta-feira, 28 de julho de 2016

Didaque - Comentários e Críticas

Didaque - Comentários e Críticas

Este livro começou a causar uma certa repercussão no meio evangélico , por demonstrar evidências sobre os procedimentos litúrgicos da igreja primitiva , sendo inclusive comentado em cursos de teologia , porém através de uma análise dos textos , vemos alguns detalhes que desqualificam como um livro a ser incluído as Sagradas Escrituras da Bíblia.  Única vantagem deste livro é contra o catolicismo romano,  seus ensinamentos contrariam as doutrinas católicas , portanto este foi o motivo de o considerarem apócrifo.

Geralmente as epístolas dos Apóstolos tem uma saudação inicial do remetente ao destinatário , os conselhos são até válidos ; porém trata-se de um plágio ao sermão da montanha pregado pelo Senhor Jesus  e a parábola do credor incompassivo (Mateus capítulos 5,6 e 7)(Mateus 18,23-35)

Como os historiadores acreditam que o Evangelho de Mateus foi escrito entre o ano 50 a 75 da era cristã.

Em vários trechos dos quatro primeiros capítulos do  texto demonstram influência do judaísmo , sobre orações ; jejum e esmolas, provavelmente o escritor pertencia a  um dos ramos influenciados  pelos judaicos cristãos do I Século da Igreja , ou seja os judaizantes
Legalistas.

Nos aspectos referentes ao batismo nas águas , não há registro na Bíblia de Batismos realizados em tanques ou por aspersão, fato se isto ocorria ou não , há algumas suposições , porém sem registro bíblico.
Também referente a quem ministrava o batismo ou ao batizado estarem em jejum não há nenhuma referência bíblica neste sentido como ordenança do Senhor Jesus.

Relativo a Santa Ceia do Senhor , a forma de consagrar o pão e o vinho, não é a mesma forma dos Evangelhos e registrada em 1 Corintios 11

Ser hospitaleiro como citado , tem vários conselhos de prudência , um tanto sistemático para o padrão bíblico , também se nota outro plágio ao Evangelho de Mateus , quando o Senhor Jesus enviou os doze e depois os setenta.

Os plágios se repetem com relação aos senhores e seus servos , a bíblia somente usa o termo escravo para expressar falta total de liberdade ,os Apóstolos concordavam com o Sistema de Servidão , mas nunca com o regime de escravidão, quando usavam este termo para mostrar a escravidão ao pecado.

As exortação finais sobre o Fim dos Tempos e a Igreja não demonstra o mesmo entusiasmo das Epístolas dos Apóstolos.


Concluindo o livro demonstra claramente que foi escrito depois do I Século da era Cristã portante pertencia as ramificações anteriores ao fim  da perseguição da igreja no IV Século da era Cristã.


Nenhum comentário:

Postar um comentário