terça-feira, 2 de agosto de 2016

A Ascensão de Maria segundo João Comentários e Criticas

A crença católica que Maria foi arrebatada aos céus começou no IV Século da Era Cristã , mas no VII Século  foi sendo mais incentivado pela igreja católica.

Vejamos o que o Novo Testamento relata sobre Maria:

Após a Ressurreição do Senhor Jesus Cristo ela permanece em companhia dos Apóstolos e demais irmãos da Igreja até o Dia de Pentecostes , depois não há nenhum registro tanto no livro de Atos dos Apóstolos como nas Epístolas dos Apóstolos.( Primeiro capítulo de Atos dos Apóstolos)

Os Apóstolos correspondendo entre eles não fizeram nenhum comentário sobre sua localização ou quem estava responsável de cuidar dela .

O registro de sua morte como de outros Apóstolos e Mártires , também não é mencionado em Atos dos Apóstolos. Pergunto novamente - quem morreu na Cruz?

O foco da proclamação do Evangelho era o Senhor Jesus Cristo, portanto nenhuma base bíblica para adorar Maria foi pregada pelos Apóstolos, nem eles próprios (Atos 10)(Atos 14).

A suposição  romana que ela morreu em Éfeso em companhia de João , torna-se outra invenção , pois Paulo escrevendo aos Efésios no ano aproximadamente de 61 d.C , não menciona ambos nesta localidade.

Nem João em suas  3 Epístolas escritas entre 80 a 98 d.C , não mencionou estar com Maria, possivelmente as escreveu em Éfeso e o livro do Apocalipse na Ilha de Patmos ,  aliás quando a recebeu foi em sua casa (João 19, 25-27), na Galileia , provavelmente depois do Dia de Pentecostes.
O próprio texto apócrifo admite que João não permaneceu com Maria.
A igreja católica primeiro admitia que Maria foi sepultada em Jerusalém , depois mudou de ideia e decidiu que era Éfeso, pois havia na cidade o templo de Ártemis , onde foi construída uma igreja sobre o antigo templo .  INTERESSANTE ?

Depois de muitos séculos sem acreditar nos dons espirituais a igreja católica deu crédito as visões da freira Anna Catarina Emmerch , que afirmou ter visto numa visão em Éfeso a morte e ascensão de Maria, sendo beatificada por esse motivo.
O papa Pio XII em 1950 decretou sua ascensão como dogma católico, contrariando Deuteronômio 18, 9-14
e Êxodo 20,1-26

Qual o motivo para essa diferença de opinião entre Éfeso e Jerusalém leia neste link : http://mb-soft.com/believe/ttx/tombmary.htm

O túmulo no Vale de Cedrom ficou na área em poder dos islâmicos anterior e  posterior ao início das cruzadas em diante até a criação do Estado de Israel, 1948, portanto o motivo como sempre era político e econômico,  o turismo religioso seria prejudicado.

Leia o artigo sobre Jerusalém na Wikipédia onde mostra todos os detalhes sobre a ocupação da cidade seus governos e quando houve proibição para ser visitada por judeus e cristãos.

Fazendo uma análise desse dogma se a pessoa não está no túmulo pra que fazer o templo sobre o túmulo ?

Cuidado com as estórias fantasiosas.

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