terça-feira, 2 de agosto de 2016

A história da Infância de Jesus segundo Tomé Comentários e Críticas



Primeiramente comentaremos sobre o suposto autor deste livro.
O relato diverge das características do Apóstolo Tomé, pois ele era um homem simples , tanto em seu comportamento e seus traços de personalidade .

Tomé ficou conhecido por sua incredulidade e por querer provas reais para acreditar em qualquer fato que não tivesse visto, portanto essa insegurança , não correspondente a introdução do texto pela característica da personalidade e caráter de Tomé.

Depois do dia de Pentecostes é da eleição do substituto de Judas ; Matias,  não há registro na Bíblia sobre as atividades desse Apóstolo,  o que torna qualquer hipótese da suposta tradição católica , uma invenção absurda.
O único Evangelista a narrar a infância do Senhor Jesus , foi Lucas,  que pesquisou os fatos através de testemunhas da época (Lucas 1, 1-4)(Lucas  capítulo 2) , portanto nenhuma outra narrativa tem apoio para ser considerada autêntica.

Tomé no Novo Testamento , mais precisamente no  Evangelho de João e descrito como um homem sem qualidades especiais , como os demais Apóstolos , era galileu sem muita instrução , conhecendo somente o idioma aramaico , falado pelos judeus das classes populares como : Pedro , Tiago e João.

Desde o regresso do cativeiro babilônico os judeus das camadas populares falavam o aramaico e as elites sociais : publicanos;escribas ; fariseus ; rabinos ; saduceus, tinham o conhecimento de hebraico e outros idiomas.

A maioria da população judaica era analfabeta funcional, ou seja , pouca cultura e mínimo conhecimento das culturas dos demais povos do próprio oriente , piorando do ocidente.
Então para Tomé ter escrito este texto as probabilidades e circunstâncias da época eram impossíveis, pois o texto faz citações indiretas a cultura grega.

Por exemplo o jovem Zenon nome de dois filósofos gregos : Zenon de Eleia e Zenon de Citio , veja detalhes sobre ambos no Wikipedia, o que é o porquê um judeu se chamaria Zenon ?
Respondendo essa indagação , por ser influenciado pela cultura grega o verdadeiro autor do livro faz essas citações , pois foi o que ele admirava e o inspirou a escrever o texto.

Os rabinos querendo ensinar grego é outra coisa infundada , o interesse era manter a religião judaica e não o ecumenismo.
Uma criança operando estranhos sinais , que foram informados aos superiores dos rabinos,  ou seja , aos sacerdotes saduceus em Jerusalém, com certeza iriam prender  e matar a criança e seus familiares, contrária à narrativa dos 4 Evangelhos, em que o Senhor Jesus somente começou seu ministério a partir dos 30 anos de idade, uma referência indireta a um dos personagens da mitologia grega em sua infância ,
Hércules descrito por Homero , a quem os movimentos ocultistas tentam comparar  para apoiar o ateísmo em desacreditar o cristianismo.

Um fato a considerar do porquê da igreja católica não aceitar este livro apócrifo juntamente com os enxertados na Bíblia Sagrada , foi a diferença dos termos apresentados no texto : irmãos e parentes ; como ocorreu no livro apócrifo "A história de José o Carpinteiro", quando é feita a referência de que João Batista era parente de Jesus, isso complicaria a doutrina mariana.

A criança descrita no texto tem um comportamento extremamente contrário ao narrado na Bíblia .

Demonstra ser soberba, irresponsável , com transtorno do  humor bipolar,  desrespeitosa , insensível, exibicionista,vingativo, uma criança com personalidade e caráter perturbados,  semelhante à um personagem de conto de horror e suspense.
Nenhuma destas características são os traços da personalidade  e do caráter do Senhor Jesus.

O autor do texto comete um plágio no final do texto , incluindo a passagem da ida a Jerusalém do Senhor Jesus no templo conversando com os doutores da lei,  do Evangelho de Lucas .

O Evangelho de Lucas foi escrito aproximadamente no ano de 70 d.C em diante,  dificilmente Tomé teria oportunidade de ler o escrito de Lucas sobre a infância de Jesus,  o texto foi enxertado para amenizar os relatos anteriores para não assustar os cristãos.

A qualidade do texto foi tão ruim que nem a igreja católica quis lhe dar crédito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário