Primeiramente comentaremos sobre o suposto autor deste
livro.
O relato diverge das características do Apóstolo Tomé, pois
ele era um homem simples , tanto em seu comportamento e seus traços de
personalidade .
Tomé ficou conhecido por sua incredulidade e por querer
provas reais para acreditar em qualquer fato que não tivesse visto, portanto
essa insegurança , não correspondente a introdução do texto pela característica
da personalidade e caráter de Tomé.
Depois do dia de Pentecostes é da eleição do substituto de
Judas ; Matias, não há registro na Bíblia sobre as atividades desse
Apóstolo, o que torna qualquer hipótese da suposta tradição católica ,
uma invenção absurda.
O único Evangelista a narrar a infância do Senhor Jesus ,
foi Lucas, que pesquisou os fatos através de testemunhas da época (Lucas
1, 1-4)(Lucas capítulo 2) , portanto nenhuma outra narrativa tem apoio
para ser considerada autêntica.
Tomé no Novo Testamento , mais precisamente no
Evangelho de João e descrito como um homem sem qualidades especiais , como os
demais Apóstolos , era galileu sem muita instrução , conhecendo somente o
idioma aramaico , falado pelos judeus das classes populares como : Pedro ,
Tiago e João.
Desde o regresso do cativeiro babilônico os judeus das
camadas populares falavam o aramaico e as elites sociais : publicanos;escribas
; fariseus ; rabinos ; saduceus, tinham o conhecimento de hebraico e outros
idiomas.
A maioria da população judaica era analfabeta funcional, ou
seja , pouca cultura e mínimo conhecimento das culturas dos demais povos do
próprio oriente , piorando do ocidente.
Então para Tomé ter escrito este texto as probabilidades e
circunstâncias da época eram impossíveis, pois o texto faz citações indiretas a
cultura grega.
Por exemplo o jovem Zenon nome de dois filósofos gregos :
Zenon de Eleia e Zenon de Citio , veja detalhes sobre ambos no Wikipedia, o que
é o porquê um judeu se chamaria Zenon ?
Respondendo essa indagação , por ser influenciado pela
cultura grega o verdadeiro autor do livro faz essas citações , pois foi o que
ele admirava e o inspirou a escrever o texto.
Os rabinos querendo ensinar grego é outra coisa infundada ,
o interesse era manter a religião judaica e não o ecumenismo.
Uma criança operando estranhos sinais , que foram informados
aos superiores dos rabinos, ou seja , aos sacerdotes saduceus em
Jerusalém, com certeza iriam prender e matar a criança e seus familiares, contrária à
narrativa dos 4 Evangelhos, em que o Senhor Jesus somente começou seu
ministério a partir dos 30 anos de idade, uma referência indireta a um dos
personagens da mitologia grega em sua infância ,
Hércules descrito por Homero , a quem os movimentos
ocultistas tentam comparar para apoiar o
ateísmo em desacreditar o cristianismo.
Um fato a considerar do porquê da igreja católica não
aceitar este livro apócrifo juntamente com os enxertados na Bíblia Sagrada ,
foi a diferença dos termos apresentados no texto : irmãos e parentes ; como
ocorreu no livro apócrifo "A história de José o Carpinteiro", quando
é feita a referência de que João Batista era parente de Jesus, isso complicaria
a doutrina mariana.
A criança descrita no texto tem um comportamento
extremamente contrário ao narrado na Bíblia .
Demonstra ser soberba, irresponsável , com transtorno
do humor bipolar, desrespeitosa , insensível,
exibicionista,vingativo, uma criança com personalidade e caráter
perturbados, semelhante à um personagem de conto de horror e suspense.
Nenhuma destas características são os traços da
personalidade e do caráter do Senhor Jesus.
O autor do texto comete um plágio no final do texto ,
incluindo a passagem da ida a Jerusalém do Senhor Jesus no templo conversando
com os doutores da lei, do Evangelho de Lucas .
O Evangelho de Lucas foi escrito aproximadamente no ano de
70 d.C em diante, dificilmente Tomé teria oportunidade de ler o escrito
de Lucas sobre a infância de Jesus, o texto foi enxertado para amenizar
os relatos anteriores para não assustar os cristãos.
A qualidade do texto foi tão ruim que nem a igreja católica
quis lhe dar crédito.
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