quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Carta de Barnabé Comentários e Críticas

A carta de Barnabé faz parte do Codex Sinaiticus redescoberta pelo paleografico alemão Constantin Von Tischendorf no Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina no Monte Sinai em 1859 , na terceira viagem que fez ao local desde 1843.

Alguns escritores consideram que o texto foi redigido entre 70 e 130 d.C., por causa da citação da reconstrução do Templo de Jerusalém, pela época que este texto foi escrito o verdadeiro Barnabé de Atos dos Apóstolos , havia morrido no ano 61 d.C.

Havia sido excluída do Cânon do Concílio de Niceia , em 325 d.C. Jerônimo e Eusébio desconsideram sua autenticidade.

Foi Clemente de Alexandria que no II Século da Era Cristã quem deu origem à tradição que atribui a autoria desta carta a Barnabé, companheiro e colaborador de São Paulo.

Orígenes também concordou com o texto e o possível autor. Contudo, Eusébio e Jerônimo não aceitam este argumento e excluem a carta dentre os livros inspirados por estarem presentes aspectos evidentes do pensamento gnóstico, essa foi a alegação católica.

Provavelmente foi escrita no início do IV Século da Era Cristã, pois com a conversão de Constantino ao cristianismo, esse autor deduziu que o Império Romano iria reconstruir o Templo de Jerusalém.

A autoria do texto ser de Barnabé foi também defendida por Hugo Menardus por volta de 1640I a   1643.

O texto é tendencioso para o gnosticismo, apesar de fazer várias referências aos Evangelhos , também principalmente das Epístolas Paulinas.

As referências escatológicas aos profetas do Antigo Testamento como: Isaías ; Ezequiel , Daniel .; para tentar causar uma aparência de autenticidade e inspiração espiritual, incluído algumas passagens do livro de Hebreus.

Referências aos livros apócrifos do Antigo Testamento , Enoque e 4 Esdras.

Até o capítulo 7 apresenta uma mensagem típica com as Epístolas Apostólicas, após o direcionamento do texto se volta para o gnosticismo, uma pequena parcela texto tenta usar de conceitos de numerologia , referindo aos 318 servos de Abraão, lembrando que no ocultismo o número 8 deitado representa o infinito.

Alguns argumentos bem convincentes sobre o texto ser herético, a falsa profecia que o Império Romano iria reconstruir o Templo de Jerusalém, como no Livro de Daniel descreve a Abominação Desoladora, somente haveria a possibilidade de o Governo do anticristo realizar a implantação do domínio maligno. (Daniel 7,1-28)(Daniel 2,1-49)(Daniel 9,1-27) ( 2 Tessalonicenses 2,1-17), para reconstruir o Templo.

O sétimo milênio iniciando o fim do mundo , algo não informado pelo Senhor Jesus Cristo no Sermão Profetico antes de seu Sacrifício. ( confira Mateus capítulos 24 e 25)(Marcos 13 )(Lucas 21).

Este apócrifo não foi útil a igreja romana por ser contrário à idolatria e mencionar o fim do ritualismo do sacerdócio judaico , porque iria continuar na Igreja Cristã a figura de um sacerdote , sendo que as Epístolas Apostólicas mencionam : Bispos e Pastores ( 1 Timóteo 3,2)

https://pt.wikipedia.org/wiki/Barnab%C3%A9_%28B%C3%ADblia%29

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ep%C3%ADstola_de_Barnab%C3%A9

https://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Hierosolymitanus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Constantin_von_Tischendorf https://pt.wikipedia.org/wiki/Septuaginta

https://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Alexandrinus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Codex_Vaticanus

https://pt.wikipedia.org/wiki/Mosteiro_Ortodoxo_de_Santa_Catarina

https://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%B3dex_Sinaiticus

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